Entrevista por email a Pedro H. S. Pereira


Pedro H. S. Pereira










1- Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ?
Não sei dizer ao certo. Apenas me recordo que comprei minha primeira máquina simplezinha com um dinheiro que ganhei por ajudar um tio quando era adolescente, por volta de 15 anos.
2- Como desenvolveste o gosto pela fotografia ?
Através da apreciação de fotos e da prática.
3- Que tipo de fotografia gostas de fazer ?
As minhas fotos preferidas são as macro, e de pessoas a passar pelas ruas. Nas macros consigo trazer à tona um pouco do que se vê dificilmente, e nas fotos de pessoas a passar pelas ruas pensando e refletindo, consigo congelar o momento delas, e refletir sua face.
4- Que tipo de fotografia costumas fazer ?
Fotos macro e de pessoas a passar pelas ruas, algumas pousando a mim de forma reflexiva.
5- Já leste algum livro sobre fotografia ?
Não, porque acho que inexistem fórmulas ou livros que possam ensinar algo que parte de minha própria visão de mundo.
6- Já fizeste algum curso de fotografia ?
Não, aprendi e aprendo fotografando com profissionais, vendo fotos e através da prática.
7- Quais são as alturas do dia que geralmente utilizas para fotografar ?
Em regra pela manhã, quando a luz do sol e bem forte, e tenho disponibilidade de tempo.
8- Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
Depende do meu astral, e claro, da disponibilidade de tempo.
9- Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
Uma câmera sony alpha 550, junto a várias lentes. Em regra uma 50mm macro f 2.8 (para fotos macro), uma 50mm f 1.7 (para fotos de "modelos"), e naquelas que preciso de mais distância, uma 70/300mm, uma 70/210mm e uma 100/400mm. Nas de grande angulação uso uma 20mm f. 2.8.
10- Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Comecei com uma compacta da sony, a S 650, passei para a sony h9, e em seguida tive a minha alpha 300. Adquiri a sony alpha 550, com a qual atualmente fotografo. Já fotografei com máquinas da nikon e canon, mas gostei e escolhi a sony.
11- Já experimentaste fotografar com telemóvel ?
Sim, mas é algo muito ruim, kkk, porque nunca tem a mesma definição de uma profissional.
12- Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ?
Em regra uso colegas amigos e pessoas que conheço e simpatizo pelas ruas.
13- Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ?
Em regra sim, kkk, mas as vezes tenho que a deixar de lado, senão deixo de trabalhar para fotografar, kkk.
14- Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, etc)
Depende do tipo de fotografia, e situação. Em regra, nas macro acabo usando automático, porque muitas vezes não tenho tempo de ajustar devidamente a máquina, pois o objeto a ser fotografado nunca espera, kkk.
15- Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
A fotografia deve ser em cores, pois cor é vida. Acho a fotografia pb linda, mas entendo melhor as em cores, e quando acho que possa ficar legal em pb, faço teste por meio de programas digitais.
16- Num universo de 750 fotos consegues escolher as 10 fotos mais importantes ?
Em meu ponto de vista, sim.
17- Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais?
Sempre apenas expus no olhares.com. Não tenho mais sites. Já pensei em criar site próprio, mas não tenho tempo.
18- O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentáriosdicas, outros)
Exposição de meus trabalhos, para análise, crítica e apreciação dos visitantes.
19- O que mais te agrada na fotografia:
- Estética ?
- Composição ?
- Cor ?
- Luz ?
- Contraste
- Impacto visual ?
O conjunto, pois não tem como analisar um registro sem olhar os critérios apresentados que são intrínsecos a qualquer registro.
20- Quem mais te influenciou na fotografia ?
Não sei dizer ao certo, acho que é algo que parte de mim.
21- Porque é que a fotografia é importante para ti ?
Ela é uma forma de expressar a minha forma de ver o mundo, e conceber a realidade, ver o quanto o universo é belo.
22- Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ?
Sim, ela vale muito mais do que mil palavras, pois através de um grande registro é possível viagens e mais viagens, reflexões e mais reflexões.
23- Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ?
Não consigo conceber isso...
24- O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ?
Coisas vistas apenas microscopicamente.
25- Tens um fotografo favorito ?
Não, pois há fotógrafos por demais excelentes. Seria injusto se declinasse algum.
26- Achas que é preciso ter talento para registrar emoção numa fotografia ?
Sim. Fotografia exige talento, e claro prática e conhecimento.
27- Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o impacto visual de uma foto ?
Sim, apesar de ser possível fotos com grande impacto visual através de máquinas compactas, no critério técnico, câmeras profissionais com lentes adequadas auxiliam demais no trabalho.
28- Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
Estou e acho que passarei a vida em busca disso, mas atualmente tenho conseguido definir quais modalidades de foto gosto.
29- Para ti a fotografia é um hobby ou uma necessidade ?
Os dois, tanto hobby como necessidade de mostrar ao mundo meu ponto de vista.
30- O que é necessário para ser um bom fotografo ?
Dedicação, estudo e prática.
31- O que mais gostas de fotografar ?
Em regra o universo macro e pessoas passando a meu redor pensativas.
32- Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ?
O fato de ser possível através dela congelar momentos incríveis.
entrevista por:
33- Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ?
Acabar não, mas apenas os grandes apaixonados persistirão, pois é algo muito custoso em comparação à fotografia digital.
34- O que é preciso para ter uma boa interpretação de determinada fotografia em termos de emoção?
Conseguir sentir o momento.
35- Qual sua definição para fotografia?
Fotografia é a arte de mostrar ao mundo certo ponto de vista da realidade.

Veja também a entrevista a Laura Corrêa dos Santos
(http://fotografia-pura.blogspot.pt/2012/05/entrevista-por-email-fotografa-laura.html)



por Joao Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Vera Tucovic, Belgrado

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)