Entrevista por email a Henrique Luis




1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia?
Tinha +/-20 anos, mas a sério somente a 2 anos.

2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia?
Desenvolvi, vendo fotos que me diziam muito e que eu gostaria de as ter realizado, também por ter fotógrafos que moravam junto de mim e que mostravam-me os seus trabalhos.

3. Que tipo de fotografia gostas de fazer?
Gosto de natureza e de detalhes que as pessoas não notam, como também do inesperado e saber congelar o momento no clic certo.

4. Que tipo de fotografia costumas fazer?
Sou generalista e consoante o meu sentir e olhar assim faço a foto.

5. Já leste algum livro sobre fotografia?
Sim, o do Joel Santos, “muito bom”.

6. Já fizeste algum curso de fotografia?
Nunca.

7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?
De manhã e ao fim da tarde, a chamada hora dourada.

8. Fotografas durante a semana ou no final de semana?
É facultativo, como tal basta existir assunto e concordar com o meu olhar para clicar. Sendo que, se vou fazer algo já estudado, faço-o ao fim de semana.

9. Qual o equipamento de fotografia que geralmente utilizas?
Utilizo até à data somente o tripé.

10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Para já utilizo sempre a mesma, mas penso ter mais.

11. Já experimentaste fotografar com telemóvel?
Sim, mas só para lembretes.

12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual?
Não, mas gostaria de fazer.

13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo? O que procuras fotografar? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?
Levo sempre a máquina comigo, e fotografo aquilo que me encanta a vista e procuro o pormenor/detalhe para fazer a diferença, podendo ser uma paisagem um monumento ou pessoas.

14. Em que modo costumas fotografar? (automático, manual, prioridade a abertura, etc.)
Consoante a foto assim coloco no modo adequado.

15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B?
Um misto, sendo que nalgumas fotos o P&B realça mais e noutras a cor dá a beleza necessária.

16. Num universo de 750 fotos de qualidade consegues escolher as 10 fotos melhores?
Dentro do meu gosto e o que me transmitem, sim.

17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia? Se sim, qual ou quais?
Sim, neste momento só no “Olhares”, mas penso entrar em breve noutro.

18. O que mais procuras num site de fotografia? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros.
Comentários e dicas.

19. O que mais te agrada na fotografia:
- Estática?
- Composição?
- Cor?
- Luz?
- Contraste?
- Impacto visual?
Uma mistura de composição e impacto visual, sendo que a luz é essencial.

20. Quem mais te influenciou na fotografia?
Um amigo meu fotógrafo.

21. Porque é que a fotografia é importante para ti?
Porque é o meu hobby a minha paixão o meu desligar deste mundo.

22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras? Se sim, porquê?
Sim acredito, porque uma foto transmite tudo numa simples imagem, podendo provocar sentimentos contraditórios. Mas por vezes faltam palavras para descrever a foto.

23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente?
Acho que sim, pois ela alerta, avisa, critica, alegra, entristece e mexe as mentes.

24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica?
Um mundo melhor, um sorriso.

25. Tens um fotógrafo favorito?
Vários.

26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia?
Sim.

27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode condicionar o resultado final da foto?
Sim, se bem que existem máquinas ditas baratas que fazem “milagres”, mas que uma boa máquina “cara” ajuda, lá isso ajuda.

28. Tens estilo próprio na fotografia? Se sim, qual?
Acho que tenho o meu estilo próprio e as fotos falam por si, mas se não o tenho, tento-o ter.

29. Para ti a fotografia é um hobby ou uma necessidade?
Começou por ser um hobby, mas começa a ser uma necessidade.

30. O que é necessário para ser um bom fotografo?
Ter talento e arte de sentir e ver as coisas.

29. O que mais gostas de fotografar?
Tudo um pouco, neste momento não tenho algo específico.

30. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte?
Quando conseguimos transmitir a outros o nosso sentir e quando uma imagem diz muito a muitos outros.

31. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital?
Acredito que sim.

32. O que é a fotografia?
Pura geometria.

33. Um continente para fotografar?
por Joao Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Vera Tucovic, Belgrado

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)