Entrevista por email a Laura Corrêa dos Santos Machado

Laura Corrêa dos Santos Machado










  1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ?
Foi na infância,mas sempre gostei de apreciar fotografias,elas produziam em mim um encanto especial que não sabia explicar.
  1. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ?
Foi através do site netlog onde comecei à convite de Agostinho Russo, como moderadora de um grupo de fotografia.
  1. Que tipo de fotografia gostas de fazer ?
Tenho inclinação a demonstrar sentimento e procuro nas temáticas que exploro,seja ela qual for (até abstractos) colocar  emoção e poesia nas minhas fotografias.
  1. Que tipo de fotografia costumas fazer ?
Abstractos e Gentes e locais.
  1. Já leste algum livro sobre fotografia ?
Não, nunca, amas procuro adquirir maiores  conhecimentos através da Internet nos mais diversos sites que falam de fotografia,chego passar 3 horas à fio quando tenho tempo absorta em leituras pois sempre um assunto leva à outro.
  1. Já fizeste algum curso de fotografia ?
Sómente um,mas já sabia quase tudo que foi ensinado através da experiência aqui na Net nos grupos de fotografia.
  1. Quais são as alturas do dia que geralmente utilizas para fotografar ?
Não tem horário específico embora desenvolva muito pouco fotografias noturnas,exceto peças de teatro que gosto muito.
  1. Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
Mas comumente final de semana.
  1. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
Câmera Fuji Fine Pix S1000fd
Nikon D 3000.
Lentes AF-S 18-55mm Nikkor,AF-S DX 55-200mm Nikkor e AF-S 50mm f1.4G Nikkor.
  1. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Compactas já experimentei muitas,entre elas,Sony,Samsung,Canon,etc;mas utilizo na rotina a Fuji e a Nikon.
  1. Já experimentaste fotografar com telemóvel ?
Algumas vezes com pessoas de casa mas não gostei da resolução.
  1. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ?
Faço sim, geralmente uso pessoas distintas,da família ou amigos.
  1. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ?
Sempre.
  1. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, etc)
Manual sempre,exceto em casos de retratos de crianças onde a luz varia muito.
  1. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
Minha essência está na fotografia  p&b,para mim elas traduzem mais sentimentos...
  1. Num universo de 750 fotos consegues escolher as 10 fotos mais importantes ?
Sim,com certeza.
  1. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais?
Sim,já teve alguns que participei muito pouco e deixei-os de lado e esses até nem lembro-me o nome mas tenho galeria no 1000 imagens (bem recente com 2 fotos em galeria pública)
Zphoto onde não sou muito assídua e tenho 3 fotos em galeria pública.
Miradas onde deixo essencialmente só as fotos aprovadas em Galeria Pública (cerca de 50 fotos,entre elas uma Foto do mês)
Fineart (um dos sites mais criteriosos pra se ter fotos aprovadas) onde tenho 43 fotos aprovadas,sendo o 3º brasileiro com maior números de fotos.
  1. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentáriosdicas, outros)
Somando ambos,a divulgação do meu trabalho.
  1. O que mais te agrada na fotografia:
    - Estética ?
    - Composição ?
    - Cor ?
    - Luz ?
    - Contraste
    - Impacto visual ?
O conjunto todo que fazem uma boa fotografia.
  1. Quem mais te influenciou na fotografia ?
Não tem alguém mais específico mas essencialmente os fotógrafos que desenvolvem fotografia p&b.
  1. Porque é que a fotografia é importante para ti ?
Porque através dela nos comunicamos e deixamos sempre um pouco de nós...
  1. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ?
Com certeza.As palavras somem como por encanto,na fotografia nós eternizamos momentos significatívos para nós,é uma prova palpável,que podemos ver,uma linguagem visual.
"Alone"
  1. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ?
Sim.Momentos significativos ficariam só nas nossas lembranças.,não teriam prova visual.
  1. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ?
Momentos cheios de sentimentos nada mais.
  1. Tens um fotografo favorito ?
Não especificamente,mas muitos me inspiram.
  1. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ?
Penso que isso já está na essência de cada um,há fotógrafos muito competentes na parte técnica mas que não traduzem emoção em suas fotografias.
  1. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o impacto visual de uma foto ?
Na qualidade técnica sim,mas não na emoção.
  1. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
Penso que ainda não, pois desenvolvo muitos temas, mas sou muito citada por carregar em todas as minhas fotografias poesia.
  1. Para ti a fotografia é um hobby ou uma necessidade ?
Para mim uma necessidade pois através dela me comunico bem à vontade.
  1. O que é necessário para ser um bom fotografo ?
Ter paixão pela Arte,sem paixão nada acontece.
  1. O que mais gostas de fotografar ?
Tudo que me desperte emoção.
  1. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ?
Porque através dela expressamos sentimentos e o trecho dos versos à seguir exemplifica muito bem isso tudo..........
Tudo que irá existir
Tem uma porção de mim
Tudo que parece ser eu
É um bocado de alguém.

  1. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ?
Penso que não,há sempre os aficcionados que nunca vão deixa-la morrer.
  1. O que é preciso para ter uma boa interpretação de determinada fotografia em termos de emoção?
Senti-la por inteiro,vai ser sempre um exercício prazeroso...

"Estou vivendo uma fase de constantes renovações onde deixei para trás um turbilhão de dúvidas,a procura por  uma identidade que já tinha, e até um nome fictício,que com este criei laços de ternura.

Algo explodiu no infinito
Fez de migalhas
Um céu pontilhado em negrito
Um ponto meu mundo girou
Pra criar num minuto
Todas as coisas que são
Pra manter ou mudar
Agora reinvento"
...

Por
Laura Corrêa dos Santos Machado




Veja também a entrevista a Augusto Vilaça
http://fotografia-pura.blogspot.pt/2012/05/entrevista-por-email-augusto-vilaca.html






por Joao Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)