Entrevista por email a Zu Fenili

Zu Fenili








  1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ?
    Sempre gostei, desde pequena fotografava com a câmera de meus pais
  2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ?
    Quando comprei a primeira digital compacta  comecei a fotografar macros e a emoção de ver o resultado imediatamente, me fascinou ainda mais
  3. Que tipo de fotografia gostas de fazer ?
    Gosto de todos, da macro ao retrato, porém tenho muito a aprender ainda
  4. Que tipo de fotografia costumas fazer ?
    Na verdade gostaria de dispor de mais tempo para a fotografia.  Tenho feito retratos e quando posso saio para fotografar a natureza
  5. Já leste algum livro sobre fotografia ?
    Li o manual umas 5 vezes já (risos) e gosto muito do autor Scott Kelby
  6. Já fizeste algum curso de fotografia ?
    Não, nunca. Pesquiso muito na internet principalmente em grupos de discussão sobre o assunto
  7. Quais são as alturas do dia que geralmente utilizas para fotografar ?
    Ao final da tarde
  8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
    Somente no final de semana. Como não sou fotógrafa de profissão, não disponho de mais tempo
  9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
    Canon EOS 550D – Lentes Canon EF-S 18-55 mm f/3.5 e Canon EF 50 mm f/1.8
  10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
    Tenho somente uma DSLR  mas fotografei muito com compactas Sony e Fuji
  11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ? Não
  12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ?
    Tenho várias modelos, as pessoas tem me procurado para trabalhos
  13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ?
    Sempre, por  onde vou levo-a comigo
  14. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, etc)
    Manual
  15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
    Depende da situação. Gosto muito das duas formas, porém existem situações que combinam mais com P&B
  16. Num universo de 750 fotos consegues escolher as 10 fotos mais importantes ?
    Sim, e é nessa proporção mais ou menos. Sou muito exigente e costumo fazer centenas de fotos para escolher somente algumas
  17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ?
    Sim. Olhares, Facebook e Flickr
  18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros
    Para cada um tenho um propósito, além da exposição. No Olhares é para aprender afinal lá estão grandes fotógrafos com grandes obras e cada comentário me ensina algo e no Facebook é para compartilhar com os amigos
  19. O que mais te agrada na fotografia:- Estética ? - Composição ? - Cor ? - Luz ? - Contraste - Impacto visual ?
    Eu acredito que seja o conjunto todo. Mas gosto muito do sentimento que uma foto transmite. Acho que poder levar uma pessoa a sentir emoção ao ver uma imagem é o maior retorno que possa  existir
  20. Quem mais te influenciou na fotografia ?
    Não tenho alguém em especial
  21. Porque é que a fotografia é importante para ti ?É o que eu mais amo fazer. Quando estou a fotografar esqueço de tudo, é como se fosse uma viagem a um mundo sem stress. É o momento onde recarrego minhas energias para enfrentar o dia a dia
  22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ?Com certeza. Palavras podem ser ditas da boca para fora porém diante de uma imagem não existem argumentos
  23. Se a fotografia não existisse, a sociedade seria diferente ?Não consigo imaginar o mundo sem a fotografia
  24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ?Somente coisas boas e belas. Um mundo colorido, com muito verde e nenhuma fumaça de poluição
  25. Tens um fotografo favorito ?
    Não tenho um favorito, mas passo muito tempo vendo fotos de todas as partes do mundo na internet
  26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ?Talento e um olhar especial. Conseguir captar momentos que uma pessoa normal não conseguiria enxergar, é o que na minha opinião faz a diferença em um fotógrafo
  27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o impacto visual de uma foto ?
    A qualidade da foto sim, mas a emoção que ela irá transmitir não depende do preço do equipamento e sim da sensibilidade de quem está por trás dele
  28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
    Acredito que não. Não sigo um estilo ou critério. Tudo depende do momento e do local
  29. Para ti a fotografia é um hobby ou uma necessidade ?
    É um hobby
  30. O que é necessário para ser um bom fotógrafo ?
    Amar a fotografia. Fazer não por obrigação mas sim por gostar do que se está fazendo
  31. O que mais gostas de fotografar ?
    Gosto muito de paisagens, macros e retratos
  32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ?A emoção que ela transmite
Outros fotógrafos

Entrevista por
João Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)