Modo Av: alterar a profundidade de campo

Para desfocar o fundo ou para focar nitidamente os objetos mais próximos e mais afastados, em suma, para focar corretamente uma determinada profundidade de campo, utiliza-se o Modo Av (ou A consoante as marcas).

Av significa Valor de Abertura que é o tamanho do orificio do diafragma situado no interior da objetiva, o qual deixa passar determinada quantidade de luz em função do Valor de Abertura.
Assim, um f22 deixa passar pouca luz traduzindo numa grande profundidade de campo. Assim os objetos mais próximo e mais distantes tendem a ficar focados. Adequado para paisagens em geral.

Valor de Abertura do Diafragma: f22


Uma abertura maior (maior quantidade de luz a passar pelo diafragma) traduz-se num f menor.

Valor de Abertura do Diafragma: f2,2


Então quanto maior for o número f/, maior é a profundidade de campo, em que a focagem nítida é obtida tanto para o primeiro plano como para o fundo.

Se utilização um numero f/ de abertura elevado, tenha em atenção que pode ocorrer vibração da câmara em cenas com fracas condições de iluminação, pois necessitará mais tempo de exposição.

A profundidade de campo não depende apenas da abertura, mas também da objetiva e da distância até ao motivo principal.

Valor de Abertura do Diafragma: f14


Como as objetivas de grande angular têm uma elevada profundidade de campo (intervalo de focagem considerável à frente e atrás do ponto de focagem), não necessita de definir um número f/ de abertura elevado para obter uma imagem nítida nos objetos no fundo e no primeiro plano. As teleobjetivas, pelo contrário, têm uma profundidade de campo mais reduzida.
Quanto mais próximo estiver o motivo, menor a profundidade de campo. Um motivo mais afastado corresponde a uma maior profundidade de campo. 

Comentários

  1. João,
    Muito obrigado pelas ótimas explicações muito bem ilustradas!
    Vou tentar pôr em prática suas dicas.
    Um abraço,

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Vera Tucovic, Belgrado

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)