50 milímetros para fazer melhores fotos

É verdade. 

Existem apenas 50 milímetros separando-te das fotos desejadas. Claro que estou a falar de uma lente 50mm fixa (prime) que separa do objetivo.

Todos os felizes proprietários deste lente maravilhosa poderão testemunhar em seu nome, sobre a forma como a sua habilidade onde fortalecida por esta maravilha.

Eu tenho uma lente fixa de 50mm (Canon EF 50mm F1.8 II). Procurava uma lente leve, barata e imagens com detalhe.

Canon EF 50mm F1.8 II
Lente Fixa 50mm f/1,8


Não imaginava como poderia melhorar as minhas fotos com esta lente fixa.

Curioso com as potencialidades desta lente fui experimentá-la.

Com a utilização de uma lente fixa, passei a andar para a frente e para trás até conseguir o enquadramento desejado.
Agora tenho que que movimentar muito mais até conseguir aquele enquadramento.

Clique, olha para o ecrã LCD e volta a enquadrar, clicar e olhar para o ecrã, vezes sem conta até acertar.

Esta lente obrigou-me a reenquadrar a cena.

E quando não existe espaço para me movimentar, tenho que me contentar com um pedaço da cena, com o melhor enquadramento possível.

Com esta lente, consegui sair das fotos habituais e passei a fazer fotos com novo tipo de enquadramento.
Mas também há mais contraste, a composição passou a ser mais apurada, parece quase um 3D.

50mm prime lens


Não me tornei um fotógrafo melhor da noite para o dia com esta lente fixa (prime), pois já tinha conseguido algumas fotos interessantes com a Canon EF-S 18-55mm.

A diferença é que com esta nova lente passei a fazer fotos com uma nova perspectiva.

Percebo agora que esta lente veio trazer uma nova dimensão às minhas fotografias.
É que com esta lente, me vejo obrigado a procurar um novo ângulo, uma nova perspectiva para cada foto.

A lente 50mm fixa ajudou-me a sair da minha zona de conforto e procurar uma nova dimensão e demonstrou-me outras formas de fazer uma boa foto.

Nos dias que correm, a industria da fotografia tornou a nossa vida mais fácil mas também tende a aumentar a mediocridade com o zoom.

Apontar, zoom e clique.
Não existe forma mais rápida de fazer uma foto banal.

Não estou a dizer que as lentes zoom servem apenas para fazer fotos banais.
As lentes zoom também servem para fazer fotos incríveis. O que pretendo dizer é que se a lente zoom for corretamente utilizada, podem obter-se belas fotos, desde que se saiba compor cada imagem.
como compor suas fotos.

Compor, mover, compor novamente, mover, procurar novos ângulos, novas perspectivas.
Essa é a receita para fazer um trabalho superior.

Eu também comprei a lente Canon EF 40mm f/2.8 STM, que se aplica muito bem a fotos de rua e também a fotos de retrato. Esta lente também é conhecida como a panqueca, devido ao seu tamanho reduzido.

Canon EF 40mm f/2.8 STM
Lente Fixa 40mm f/2,8


As fotos são brilhantes.

Em conclusão:

As Lentes Prime (fixas) obrigam a compor melhores fotos. 
Não se limita a fazer zoom.
Tem que se aproximar do assunto, ficar de joelhos ou escalar uma cerca, subir um muro, saltar até conseguir "aquela" foto.

Portanto, não basta clicar para tirar fotos, é preciso construir a imagem.
por Joao Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Vera Tucovic, Belgrado

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)