Fotojornalista Rui Farinha

Já na próxima sexta-feira teremos à conversa no Monte da Luz - Amigos do Progresso da Foz o fotógrafo profissional Rui Farinha.


Rui Farinha



"Penso que o papel do fotógrafo é o de observador privilegiado, que pode entrar em todos os sítios.Robert Doisneau (1912-1994)


Rui Farinha nasceu em Lisboa em 1958. Iniciou a sua carreira como fotojornalista free-lancer em 1982. Entre finais de 1985 e 1986, acompanhou toda a campanha eleitoral do candidato presidencial Salgado Zenha, como fotógrafo do Gabinete de Imprensa da candidatura.

© Rui Farinha - Publico


Em meados de 1986 interrompe o seu percurso como fotógrafo, ingressando nos quadros do representante oficial em Portugal, da empresa de equipamentos fotográficos Olympus.

Retoma a atividade como fotografo em 2007, especializando-se em fotografia de natureza, área onde obteve o 1.o prémio do concurso do Parque Biológico de Gaia, em 2008.

Licenciado em Tecnologia da Comunicação Audiovisual (ESMAE | IPP), tendo o seu projeto final de licenciatura (Às Armas) sido editado em livro em 2012. Ainda a nível académico, conclui a Pós Graduação em Fotografia, na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto em Junho de 2013.

© Rui Farinha - Publico


Entre Dezembro de 2012 e Fevereiro de 2013 esteve na redação do jornal "PÚBLICO", no Porto, em estágio após licenciatura, como fotojornalista. Atualmente colabora com diversas empresas, como free-lancer, na cobertura fotográfica de eventos desportivos e de reportagem social, e com agências de informação, na área do fotojornalismo.

Veja também:

Entrevista por email a Rui Farinha

por Joao Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)