Entrevista por email a José Magalhães

Entrevista por email a José Magalhães


Entrevista por email a José Magalhães
José Magalhães


1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ?
O meu primeiro contacto com a fotografia deu-se em Aveiro, quando vivi em casa de uns tios. Ele, fotógrafo amador, incutiu-me a vontade de vir a poder fazer trabalhos como o dele. pouco tempo depois, o meu pai recebeu, como herança, uma Leica II, e foi essa a primeira máquina com que fotografei.

2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ?
O meu gosto pela fotografia desenvolveu-se com o contacto que tive com o meu vizinho e pai do meu maior  amigo, o sr Raposo, fotógrafo, que me convenceu a comprar uma máquina, uma Petri FT EE, que foi a minha primeira máquina.

3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer ?
Não há um tipo específico de fotografia que eu não faça e que gostasse de vir a fazer. 

4. Que tipo de fotografia costumas fazer ?
Normalmente faço fotografias de cidade e paisagens. De um modo geral fotografo tudo o que toca a minha sensibilidade

5. leste algum livro sobre fotografia ? Se sim, qual ou quais?
Os livros de fotografia servem-me como consulta. Tenho alguns, desde técnicos até livros de alguns autores consagrados.

6. Já fizeste algum curso de fotografia ?
Nunca fiz cursos de fotografia. Fiz workshops, seminários e há muitos anos, micro - cursos de iniciação à fotografia.


foto de José Magalhães
foto de José Magalhães

7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?
Não escolho horas para fotografar, no entanto, raramente fotografo à noite, e a maior parte das vezes faço-o de manhã.

8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
Raramente fotografo no final de semana. A gestão do meu tempo permite-me fotografar durante a semana.

9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
Actualmente utilizo três máquinas fotográficas e geralmente só três objectivas. Uma 12-24, uma 18-55, e uma 75-300

10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Já utilizei várias máquinas desde o tempo do analógico (que hoje já não uso). As que mais me impressionaram foram a Petri FT EE e a Nikon FE (a minha preferida durante muitos anos). 
Das máquinas digitais, sempre tive Sony. W100 (compacta), A700, A390 (modificada para IR), A77, e Rx100 (compacta). Actualmente utilizo as últimas três.

11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ?
Já experimentei fotografar com telemóvel, o meu tem uma câmara de 8 milhões de pixeis, mas, não gosto. Cada coisa para a sua coisa!

12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ?
Raramente faço fotografia de retrato.

13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?
Quando viajo levo sempre comigo a máquina fotográfica. Normalmente a compacta (Sony Rx100), que tem uma qualidade excepcional. 
Paisagens e pessoas são quase sempre o meu foco promordial. Mas os monumentos fazem parte da "reportagem" da viagem.

14. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc)
Normalmente fotografo com "prioridade à abertura", mas utilizo muitas vezes o "manual". 

15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
Depende da fotografia que eu estiver a fazer. Há umas em que a cor se mostra essencial e outras em que o preto e branco é o que mais a valoriza. Não tenho preferências, gosto de fotografia.

16. Na tua Galeria de Fotos consegues eliminar todas fotos até obteres uma galeria com as tuas 6 melhores fotos ?
Consigo dizer quais são as fotografias que mais gosto, mas são mais de seis. Não consigo eliminar nada do que faço, seja bom ou mau. Também aprendo com os erros que a cada passo vejo e revejo.

17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ?
Costumo, tenho fotografias publicadas no 1000imagens, no Liquidimages, e no 500px, entre outros.

18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros)
Normalmente procuro uma certa exposição dos trabalhos e se possível alguns comentários com criticas que me ajudem a poder ver o que está mal ou o que está melhor do que normalmente aparece, de modo a que eu possa evoluir.

19. O que mais te agrada na fotografia:    Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual
Começaria pela Estética que inclui a composição, depois, e muito importante, a luz.

20. Quem mais te influenciou na fotografia ?
As pessoas a que já fiz referência, o meu tio de Aveiro e o sr Raposo, também, na mesma altura, os trabalhos que só conheci mais tarde, de um outro tio (de quem recebemos a máquina Leica, a minha mulher que no ano de 2007 decidiu oferecer-me uma Sony A700  "obrigando-me" a recomeçar o que eu tinha interrompido muitos anos antes, e mais recentemente dois grandes amigos, o Luís Raposo e o José Marafona.


foto de José Magalhães
foto de José Magalhães


21. Porque é que a fotografia é importante para ti ?
A fotografia é uma das formas de comunicação que utilizo. Sem ela não me sinto completo.

22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ?
Esta frase é um "chavão" normalmente utilizado. Acredito que uma foto pode valer mil palavras, mas também acredito que algumas palavras podem valer mais que uma foto. Depende das circunstâncias. Estando colocado nos dois lados, na escrita e na fotografia, não posso deixar de pensar assim.

23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ?
Claramente, o mundo seria diferente, sim, mas, não sei se para melhor ou se para pior. Deixaríamos de poder saber das coisas belas que o mundo tem, mas também estaríamos salvaguardados do conhecimento que de muito mau existe, como por exemplo, das guerras, da morte violenta e das doenças. De tudo, só ouviríamos falar ou veríamos um ou outro desenho ou pintura, e, pela ignorância global, seríamos eventualmente mais felizes.

24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ?
Gostaria de ver a bondade, o perdão e a poesia.

25. Quem é o teu fotografo favorito ?
Não tenho um fotógrafo favorito, embora goste do trabalho de muitos, muitos deles Portugueses.

26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ?
Acho que é preciso uma ponta de sorte e de muito talento, se não estivermos a falar de situações de catástrofes, de doenças ou de guerra. Nessas circunstâncias poderá bastar um pouco de oportunismo.

27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
De maneira nenhuma. Um bom fotógrafo faz boas fotografias com um caixote, um mau fotógrafo não o fará, nem com a melhor máquina do mundo. Mas no meio, como em tudo, estará a virtude, e um bom fotógrafo, com uma boa máquina (e as boas poderão ver o seu preço ser superior a uma qualquer outra) e uma boa objectiva pode conseguir melhores resultados do que com uma máquina menos boa, mas isso, sempre dependendo do objectivo final a que se propõe.

28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
Penso que não tenho um estilo próprio.

29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ?
A fotografia é, para mim, um gozo tremendo.

30. O que é necessário para ser um bom fotografo ?
Para se ser um bom fotógrafo, dentro dos meus parâmetros,  tem de se ter "o olhar" e "a sensibilidade" que permitam, aliado a uma técnica razoável, quando a fotografia for visualizada, transmitir um sentimento.

31. O que mais gostas de fotografar ?
O que mais fotografo são paisagens, seguido das pessoas e da arquitectura. O meu gosto principal distribui-se por essas três áreas.

32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ?
Partindo do princípio que arte é a aplicação de conhecimentos e regras que permitem dar execução prática a uma ideia ou a um pensamento, a fotografia é sem dúvida, uma arte.

33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ?
A fotografia analógica tem ainda muitos seguidores, há até quem diga que cada vez mais, pelo que não se prevê que acabe nos tempos mais próximos.

34. Qual é a história da tua fotografia? Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias.
Tento, em cada fotografia, mostrar que a poesia anda por aí. Bastará olhar.
O que transmitem as tuas fotos?
Tento que transmitam beleza, poesia e sentimento.

35. Como fotógrafo, és o primeiro crítico dos teus trabalhos?
Raramente gosto muito dos meus trabalhos (no primeiro impacto). Sou um crítico feroz e implacável.

36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita, é tão mau como dar uma crítica destrutiva."
Concordo, qualquer uma é muito má.

Veja também a entrevista por email a Rui Farinha

por João Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)